PATRÕES FAZEM ENQUETE SE TRABALHADOR ABRE MÃO DE DIREITO

PATRÕES FAZEM ENQUETE SE TRABALHADOR ABRE MÃO DE DIREITO

23 de fevereiro de 2024 0 Por Sinpospetro-BH

Os patrões não se contentam em continuar exploração trabalhadores com salários represados desde a data-base de 2022, ou seja, defasados há 16 meses, não apresentando nenhuma resposta depois de quatro reuniões de negociações durante cerca de 100 dias.
Para se ter uma ideia, o piso salarial da categoria continua estacionando em R$ 1.440,36 e está quase sendo superado pelo salário mínimo aumentou em janeiro para R$ 1.412, reajustado em 6,97%, bem acima do INPC de 3,85%.
Além de terem os salários arrochados perdendo grosseiramente seu poder de compra, os trabalhadores estão sendo assediados pela classe patronal. Os patrões confessaram na própria reunião de negociações que estão fazendo enquetes nos locais de trabalho pra saber “se os frentistas querem folgas aosdomingos”.
Este absurdo configura trabalho antissindical, pressão e assédio moral, com os patrões usurpando a condição de representação da categoria. Eles devem fazer enquetes com as empresas e não com os trabalhadores, que têm o sindicato da categoria como legítimo representante. A postura dos patrões configura “crime contra a organização” sindical, passível de denúncia no Ministério Público do Trabalho e processo judicial.