Frentista caminha para regulamentação em lei
1 de dezembro de 2022A regulamentação da profissão do frentista está a um passo de se transformar realidade. Foi aprovado hoje na Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados, o parecer do deputado André Figueiredo (PDT-CE), relator do Projeto de Lei 3299/2021, do deputado Mauro Nazif (PSB-RO) que regulamenta a profissão de frentista no Brasil, condição que estabelecerá normas que devem ser cumpridas no exercício da atividade e de proteção dos trabalhadores.
Com a regulamentação, o frentista tem seu emprego protegido, sob a exigência de qualificação e treinamento profissional, além das condições de segurança para o exercício da atividade.
Esta é uma luta antiga dos trabalhadores em postos de combustíveis, que pode disciplinar a gestão nos postos, parta que não sejam utilizados na atividade de grande risco mão de obra que não esteja preparada para lidar com os procedimentos adequados à sua própria proteção e dos consumidores.
É mais uma vitória dos frentistas, em nossa batalha contra as tentativas de implantação do sistema de autoatendimento nos postos de combustíveis. Veja mais detalhes do PL 3299/2021 no jornal SINPOSPETRO-BH que circulará nos próximos dias.