UNIFORME SUJO NÃO SE LAVA EM CASA

UNIFORME SUJO NÃO SE LAVA EM CASA

30 de junho de 2025 0 Por Sinpospetro-BH

Os trabalhadores conhecem bem a artimanha dos patrões sempre que vamos negociar a renovação de nossa Convenção Coletiva de Trabalho (CCT). Apesar de nossa data-base em 1º de novembro, os patrões enrolam o mais que podem, deixam os trabalhadores passarem as festas de fim de ano com salários e 13º com valor defasado em um ano e acabam fechando sua proposta em fevereiro ou março, obrigando os frentistas viverem com valores de salários defasados cerca de 17 meses.

Além da enrolação, nas negociações os patrões atacam os direitos, tentam suprimir ou arrochar direitos, como a PLR. Numa dessas imposições para fechar a CCT, jogaram para os trabalhadores a incumbência de lavar seus próprios uniformes, apesar da resistência e não aceitação do Sindicato.

A cláusula que forçaram para este objetivo foi “cassada” da CCT, com “ação anulatória” movida pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), proposta pelo Procurador do Trabalho, Dr. Bernardo Leôncio Moura Filho, com a qual o SINPOSPETROBH concorda plenamente, contrário à forma abusiva, de transferência da empresa para os trabalhadores da obrigação de fazerem a higienização de seus uniformes. Lembramos que “desde a famigerada reforma trabalhista, quando a lei reformista nº 13.467, de 13 de junho de 2017, entrou em vigência no dia 11/11/2017, a representação profissional vem enfrentando as maiores investidas sobre a Convenção Coletiva de Trabalho”.

TRABALHADOR NÃO REIVINDICOU

Confirmamos no processo que o Sindicato “jamais lançou em pauta de reivindicações a proposta de transferência para os trabalhadores da obrigação de fazerem a higienização dos seus uniformes.

Desde sempre entendemos que higiene deve ser feita pelo empregador, em local apropriado e de forma a não interferir na saúde, higiene e segurança do trabalhador e sua família. Lutamos pelas condições de segurança e saúde dos trabalhadores, que exercem atividade em contato com produtos nocivos à saúde, como o benzeno presente nos combustíveis, comprovadamente fator cancerígeno e jamais poderíamos concordar com uniforme fossem levados para contaminar os ambientes onde vivem nossos familiares, expondo a todos a severo risco à saúde.