PATRÕES USAM A EXPLORAÇÃO COM BAIXOS SALÁRIOS PARA AFIRMAREM QUE NÃO CONSEGUEM CONTRATAR FUNCIONÁRIOS

PATRÕES USAM A EXPLORAÇÃO COM BAIXOS SALÁRIOS PARA AFIRMAREM QUE NÃO CONSEGUEM CONTRATAR FUNCIONÁRIOS

16 de maio de 2024 0 Por Sinpospetro-BH

Esta seria a desculpa para implantarem o autoatendimento

Uma matéria postada no site do Minaspetro é digna de provocar gargalhadas, diante de argumentos vexatórios dos patrões em sua ânsia de colocar a própria população consumidora para trabalhar de graça para eles no autoatendimento nos postos de combustíveis.


Os patrões alegam não estar sendo fácil contratar trabalhadores, que estariam recusando os empregos oferecidos nos postos. Mais extravagante ainda que, mesmo “acostumados com um alto turnover”, ou seja, demitem e recontratam para manter exploração em condições deploráveis de trabalho”, lamentam que além de recusarem as vagas oferecidas, aqueles que se dispõem em trabalhar “estão longe do perfil desejado para a formação de um time eficiente e motivado”.


Em nenhum momento os patrões dão a mão à palmatória por praticarem salários indecentemente baixos, para quem trabalha de sol a sol, em condições insalubres e perigosas. A classe patronal não quer explorar apenas os trabalhadores, negando direitos, sacrificando domingos e feriados, atrasando reajustes dos salários miseráveis, mas pretendem que a população trabalhe de graça no autoatendimento dos postos, mesmo estando ainda muito mais distante do “perfil desejado” para assumir todos os riscos de manipular uma bomba de gasolina, além da contaminação por agentes que podem inclusive causar câncer.


Os argumentos dos patrões, completamente despropositados, tentam de todas as formas acender a fogueira para viabilizarem seu projeto do self-service nos postos de combustíveis, iniciativa que continuaremos a combater com rigor e esclarecer toda a população dos riscos da atividade. Os patrões não querem explorar apenas os trabalhadores, mas também colocar o povo consumidor trabalhar literalmente de graça.